Paulistão Feminino começa nesta terça com São José, Taubaté e Pinda em campo

Paulistão Feminino começa nesta terça com São José, Taubaté e Pinda em campo

9 de agosto de 2021 0 Por Felipe Viana

Acabou a espera para as meninas do estado! Nesta terça-feira (10) começa o Campeonato Paulista Feminino. A competição terá 12 equipes na luta títuo e com algumas novidades no regulamento e nas equipes participantes.

Diferente do que ocorreu nos últimos anos, a primeira fase da competição não será dividida entre grupos, e sim em turno único, com os quatro primeiros colocados indo automaticamente para as semifinais que serão realizadas em jogos de ida e volta. Equipes classificadas da quinta a oitava posição disputarão a Copa Paulista Feminina.

A região consta com três representantes, sendo duas já tradicionais, presentes nas últimas edições e uma novIdade. São elas o São José EC Futebol Feminino, Taubaté Futebol Feminino e Pinda Sport Club.

A equipe pindense é a grande novidade da competição, disputando pela primeira vez o certame estadual. A equipe aposta em jovens jogadores descobertas em peneiras na própria cidade de Pindamonhangaba e na região. O time verde e vermelho será comandado pelo experiente treinador Marcos Derrico, multi-campeão com o antigo Futsal Feminino Joseense, atual São José Futsal Feminino.

Equipe pindense em apresentação oficial e midia day. (Foto: Danilo Felipe Toledo/Divulgação Pinda SC)

Outro representante da região e que vem figurando nos últimos anos entre as equipes do estado é o Taubaté Futebol Feminino. Antes chamado de EC Taubaté Feminino e depois de AD Taubaté, as taubateanas tem como objetivo terminar a primeira fase à frente de todos os times que estão fora das divisões naciionais, para conseguir novamente uma vaga no Brasileirão Feminino., desta vez o Brasileirão A3.

A última e única vez que a equipe taubateana disputou o certame nacional foi em 2019, após boa campanha no Paulistão de 2018. Na ocasião, o até então EC Taubaté ficou bem próximo do acesso à divisão principal do futebol feminino brasileiro, mas foi eliminada nas quartas de finais, onde enfrentou o São Paulo e até venceu em casa o jogo de ida por 1×0, mas perdeu fora de casa por 3×0 e ficou pelo caminho. O tricolor paulista foi o campeão daquela edição.

Atleta do Taubaté em amistoso diante do São Paulo FC no Estádio do Joaquinzão no último sábado. (Foto: Divulgação/Taubaté Futebol Feminino)

A última equipe representante da região na competição é o São José Futebol Feminino, que fará uma competição de recuperação. A equipe sofreu demais no Campeonato Brasileiro e escapou do inédito rebaixamento na última rodada, quando bateu o Napoli/SC fora de casa.

Para o Paulistão a equipe perdeu várias peças de seu elenco, incluindo a meio campista Thaynara, importantíssima na recuperação do time no Brasileirão e das artilheiras Giovania e Fernanda Tipa, duas das principais artilheiras da história do clube e que ão farão parte do elenco joseense, em contra-partida, ótimos nomes chegaram para reforçar as Meninas da Águia, como as volantes Verônica e Larissa e a lateral Natiele.

Atletas joseenses durante treino nesta última semana. Equipe busca a recuperação na temporada. (Foto: Renato Antunes/Agência Maxx Sports)

O Canpeonato Paulista Feminino começa nessa terça com o duelo entre Portuguesa x Santos, às 11h no Estádio do Canindé. A primeira equipe da região a entrar em campo é o Pinda SC, que vai até o CT do Red Bull Brasil em Jarinu enfrentar o Red Bull Bragantino às 15h.

Na quarta-feira, o Taubaté Futebol Feminino visita o Palmeiras no Allianz Parque às 15h e logo em seguida, às 17h, o São José Futebol Feminino visita o São Paulo FC no Estádio Mo Portugal Gouveia em Cotia, no CT do tricolor paulista.